Um recente estudo realizado pela UNESP testou o desempenho dos sensores utilizados pela VetorGEO. A pesquisa foi desenvolvida pelo professor Dr. Tommaselli e seu grupo de estudo.

O trabalho, intitulado “Geometric performance of a camera with single sensor and multiple heads” (desempenho geométrico de uma câmera com sensor único e múltiplas cabeças), foi enviado para apresentação no XXIV Congresso da Sociedade Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (XXIV ISPRS http://www.isprs2020-nice.com/) que irá ocorrer em Nice-França em 2021. O evento é considerado o maior encontro da comunidade geoespacial.

O objetivo do estudo realizado pelo grupo de pesquisa coordenado pelo Dr. Tommaselli foi analisar as características geométricas dos sensores através de experimentos de calibração. Diferentes técnicas de calibração foram usadas e resultados muito precisos foram alcançados. Experimentos com dados coletados com um UAV também confirmaram os resultados alcançados com calibração a curta distância.

O estudo concluiu que “o sensor é uma poderosa ferramenta, leve para ser embarcado em UAVs e apresenta uma relação custo-benefício muito competitiva. Outras características vantajosas são o uso de um único sensor e a obtenção simultânea de várias bandas, o que é um diferencial em comparação com outras tecnologias de sensores múltiplos”.

Veja abaixo: