Sensores de diagnóstico na agricultura de precisão

A crescente demanda global por produtos agrícolas gera no setor uma necessidade de aumento na eficiência de produção. Buscando a otimização da produção agrícola, diversas tecnologias vêm sendo empregadas no setor, dentre elas, os sensores.

Os sensores de diagnóstico agrícola permitem estimar a sanidade das plantas cultivadas com base nas propriedades ópticas foliares dos tecidos vegetais. A estimativa dessas características pela reflectância foliar é dependente da composição química dos tecidos que, por sua vez, é alterada quando a planta é afetada por fatores tais como as doenças.

Sensores embarcados em drones podem representar um rápido diagnóstico da saúde das plantas em uma extensa área e gerar grande redução de custos de produção. Além de monitorar a saúde das plantas, também podem ser utilizados para contagem de plantas, identificação de plantas invasoras, quantificação de tamanho de copa, entre outros.

Embora exista grande aplicabilidade na agricultura, alguns fatores limitavam o emprego dessa tecnologia na agricultura: baixa precisão espacial, elevado custo dos equipamentos e a falta de desenvolvimento de metodologias para necessidades específicas para cada cultura.

A VetorGEO, além de trabalhar com tecnologia israelense revolucionária, preza pelo desenvolvimento de soluções para necessidades específicas na agricultura. Os nossos projetos são desenvolvidos com sensores de altíssima precisão espacial (até 0,5 mm por pixel) e custos acessíveis. Entre em contato e tire suas dúvidas.

Mapas de diagnose agrícola

Imagens de amostra adquiridas por uma câmera sony ILCE QX1 modificada usando as lentes NDVI da Agrowing e processadas pelas ferramentas de software da Vetorgeo.

Tecnologia Israelense a seu alcance

“A solução multiespectral Agrowing / Vetorgeo fornece sete vezes a resolução por metade do preço dos principais sensores do mercado. É de uma classe própria, pesando surpreendentes 335g”.